Resenhas: Adeus, Velho

Sinopse

Adeus, Velho narra a caminhada de uma mulher, Virinha, de um humilde lugarejo interiorano até a prisão, na cidade grande. É também a história da sua família, no entrechoque de um Brasil arcaico em luta pela sua transformação.

Leia mais: Adeus, Velho

Resenhas

  • Manejo estético da língua com uma densidade poética

    O Globo, Rio de Janeiro – 01/11/1981 Virgílio Moretzsohn Moreira Antônio Torres nos dá, pela Editora Ática, Adeus, Velho, o seu quinto livro. Nas mãos do leitor a pentalogia desse escritor baiano que compõe o seu gesto de insubmissão ao mesmo tempo que escreve a sua palavra. Nesse seu último trabalho, novidade: a densidade poética.…


  • Adeus, Velho

    Estado de Minas – quarta-feira 3 de março de 1982 Campomizzi FILHO Os resultados do último censo nos mostram um esvaziamento rural. Áreas tradicionalmente agrícolas perdem, num desaguar constante, a mão-de-obra necessária à produção de grãos. Os pequenos municípios vêm sair anualmente respeitáveis contingentes humanos que se destinam aos grandes centros e que se amontoam…


  • Torres: herdeiro de Graciliano

    Revista Soviética – Ficção Contemporânea Texto – O. Fiedossov Tradução – Eduardo Serra e Carlos Azevedo O primeiro livro de Antônio Torres, o romance Um Cão Uivando para a Lua, foi publicado em 1972. Depois disso, Torres publicou mais quatro romances, e seu nome entrou no rol dos mais conhecidos jovens escritores do Brasil (Loyola…


  • Romance feroz e impetuoso

    IstoÉ – Sobre “Adeus, Velho” – 6 de janeiro de 1982 Mário da Silva Brito Este romance de Antônio Torres centra-se, ostensivamente, em quatro personagens, quatro irmãos, cujas desventuras, em vez de venturas, narra em ritmo frenético, num discurso veloz que nem sempre permite ao autor deter-se mais no retrato de cada uma delas, aprofundando-lhes…


  • Para dizer adeus ao velho Brasil

    Jornal – A Tarde – 24-09-1983 – Salvador/BA (publicado originalmente em “Colóquio/Letras” – Lisboa/nov 1982) John Parker Se certas correntes críticas contemporâneas nos têm feito duvidar do compromisso da leitura com a realidade social, os romances de um escritor como Antônio Torres parecem feitos para minar o terreno que fez vigorar tais dúvidas. Nascido no…