Resenhas: Querida Cidade

Após quinze anos sem escrever um romance, o imortal da Academia Brasileira de Letras Antônio Torres retorna ao gênero com Querida cidade.

Há escritores para quem o passado, o presente e o futuro não existem em separado, são uma coisa só. Essa fusão dos tempos faz com que seus personagens experimentem, simultaneamente, a vida que já viveram, responsável por eles serem como são, e a vida que ainda irão viver, pois a todo instante quem são hoje influencia, ou até determina, quem serão amanhã. Antônio Torres é um desses escritores.

Querida cidade acompanha a história de um protagonista que, assim como outros personagens do livro, deixou a pequena cidade onde nasceu – para tentar uma vida melhor, para estudar ou mesmo para fugir de algo. Ao conversar com a mãe sobre o pai, que sumiu sem deixar vestígios muitos anos antes, o filho rememora a sua própria trajetória de êxodo, independência, fracasso e eventual retorno às origens.

Por meio de lembranças, projeções e referências culturais de um Brasil profundo, a narrativa costura o onírico e o cotidiano, amor e melancolia, desalento e aceitação. Triunfo de um grande autor em sua melhor forma.

Resenhas sobre Querida Cidade

  • Tony Ramos lê trecho de Querida Cidade na CBN

    Tony Ramos lê trecho de Querida Cidade na CBN

    “No segundo episódio de Páginas do Rio, Tony Ramos interpreta trecho do romance Querida Cidade, do escritor Antônio Torres. Aos 84 anos, o baiano ocupa desde 2013 a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.” Ouça no site da CBN – Páginas do Rio: Tony Ramos lê trecho de romance do escritor Antônio Torres O…


  • Café com Prosa: Querida Cidade

    Antônio Torres entrevistado por Luiz Eudes em 9 de setembro de 2021:


  • Querida Cidade no canal HESED

    Uma minuciosa resenha de Tarzan Leão.


  • Querida Cidade –Destaques da crítica

    Querida Cidade –Destaques da crítica

    Um livro com estilo do começo ao fim – Ignácio de Loyola Brandão, escritor, da Academia Paulista e da Academia Brasileira de Letras. “A experiência de leitura de Querida Cidade assemelha-se à observação de uma mandala artesanal. Tal qual uma mandala construída com diferentes materiais, como retalhos de azulejos e vidros, este romance ganha dimensão…


  • Espelho das metamorfoses de um país – Jornal de Letras nº292

    Publicado no Jornal de Letras, nº 292. Rio de Janeiro, maio/junho, 2023, p. 16 – por Ronaldo Cagiano:


  • “Querida Cidade, primeiro estranha-se, depois entranha-se.”- Luís Peazê

    Resenha de Luís Peazê em seu blog: Querida Cidade, primeiro estranha-se, depois entranha-se. (post original) Clique na imagem para ver maior:


  • Jornal de Letras 1366 – 8 a 21 de fevereiro 2023 – Lisboa – Entrevista com Antônio Torres

    Jornal de Letras 1366 – 8 a 21 de fevereiro 2023 – Lisboa – Entrevista com Antônio Torres

    Entrevista publicada no Jornal de Letras, nº 1366, de 8 a 21 de fevereiro 2023 – Lisboa: Um autor em busca de si mesmo (clique para ver em outra aba). Aborda a publicação recente de Querida Cidade.


  • Querida Cidade no Cultura, Jornal Angolano de Artes e Letras

    Trata-se de uma obra densamente povoada de emoção criativa, intensidade semântica e linguagem poética, na qual percebe-se um puzzle narrativo a partir do núcleo temático dos deslocamentos que tem caracterizado sua vasta bibliografia. Ronaldo Cagiano no Cultura, Jornal Angolano de Artes e Letras Clique a seguir para ver em outra aba em tamanho maior: Romance…


  • Crônica de Antônio Contente no Correio Popular de Campinas

    Bela crônica de Antonio Contente publicada no jornal Correio Popular, de Campinas, SP, dia 06.03.22. Para ver maior em outra aba do navegador clique aqui: Na janela, em tarde de chuva.


  • Entrevista concedida a Rodrigo Fonseca para o Correio da Manhã

    Entrevista publicada na edição de 11 a 13 de março de 2022 no jornal Correio da Manhã (jornal completo no site). Também publicado no perfil de Rodrigo Fonseca no Facebook. Clique no link a seguir para ver a entrevista em uma aba separada: Entrevista de Antônio Torres concedida a Rodrigo Fonseca para o Correio da…