
Sinopse
Vinte anos após ter ido para São Paulo, o Sul maravilha, graças a golpes de sorte, o Narrador refaz a viagem em sentido inverso. Uma visita-relâmpago ao pai que acaba de completar oitenta anos. Um pai idêntico ao que deixou vinte anos antes. Mais sereno, talvez, e mais solitário.
Nas três etapas de um dia que segue o trajeto do sol – manhã, tarde, noite -, o narrador tenta recuperar a posse de um lugar onde estão suas raízes. São afloradas as lembranças, trazidas pela saudade e pela litania de genealogias. Uma história se escreve onde histórias se confundem, ritmadas por músicas, melodias antigas que ninam a dora.
Em O cachorro e o lobo, a memória se apressa, atropela.
Resenhas
-
Obras em destaque no Mapeamento Crítico da Literatura Brasileira Contemporânea
Essa Terra, O cachorro e o lobo e Meu querido canibal no Mapeamento Crítico da Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília, sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Dalcastagnè, com o apoio do CNPq. Antônio Torres foi o único autor a ter três títulos entre os 200 mapeados dos últimos 50 anos. O projeto…
-
Jornal Rascunho: A alma do Brasil – Maurício Melo Junior
Leia a resenha original no Jornal Rascunho: A alma do Brasil – Maurício Melo Junior. Veja abaixo em PDF (clique aqui para ver maior em outra aba):
-
Trilogia Brasil

Essa Terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha reunidos em uma edição única e com essas capa e contracapa maravilhosas! À venda:
-
UMA REGIÃO DA MEMÓRIA: ESPAÇO E IDENTIDADE NA TRILOGIA DO JUNCO, DE ANTÔNIO TORRES
Abaixo está o artigo em PDF que você pode ver ampliado clicando aqui – Uma Região da Memória: Espaço e Identidade na Trilogia do Junco, de Antônio Torres por Lucas Mateus Mariz de Andrade e André Pessaro Pelinser da UFRN UFRN – Artigo publicado na revista Versalete, da Universidade Federal do Paraná.
-
Jornal Opção: Antônio Torres é redescoberto em Portugal
Clique para ver maior em uma ova aba: Antônio Torres é redescoberto em Portugal.
-
O Cachorro e o Lobo: sob o signo da leveza – Resenha de Maria Adélia Mota da Silva
Maria Adélia Mota da Silva Pedro Páramo é uma ótima indicação para aqueles que querem pensar um pouco sobre os caminhos da narrativa de Antônio Torres. Esse famoso romance de Juan Rulfo é referido por Torres em O cachorro e o lobo , segundo de uma trilogia que tem Essa terra como primeiro livro. A…
-
Resenha de Teolinda Gersão na revista Colóquio / Letras de Lisboa
Clique para ver maior em uma nova aba: Resenha de Teolinda Gersão na revista Colóquio. Setembro de 2017
-
O Tecer da Memória em Narrativas de Antônio Torres e António Lobo Antunes – Ismahêlson Luiz Andrade dos Santos
Clique para ver maior em uma nova aba (PDF): O Tecer da Memória em Narrativas de Antônio Torres e António Lobo Antunes.
-
Estética do desexílio em Torres e Laferrière
Licia Soares de Souza, UNEB/CNPQ Clique para ver maior em uma nova aba (PDF): Estética do desexílio em Torres e Laferrière.
-
NAS LEMBRANÇAS DO HOMEM, A RELEITURA DO PASSADO: MEMÓRIAS EM O CACHORRO E O LOBO, DE ANTÔNIO TORRES
Trabalho de conclusão de curso de Letras – Uneb 10 – sobre O Cachorro e o Lobo.Teixeira de Freitas – Bahia – 2009Cibele Soares HermanoCristiane Diamantino de OliveiraIzabel Freitas Machado Clique para ver maior em uma nova aba: NAS LEMBRANÇAS DO HOMEM, A RELEITURA DO PASSADO: MEMÓRIAS EM O CACHORRO E O LOBO, DE ANTÔNIO…
