-
Meu Querido Canibal: Ensaio de Eloína Prati dos Santos (UFRGS)
Clique para ver maior em uma nova aba: Meu Querido Canibal: Ensaio de Eloína Prati dos Santos.
-
Entre discursos: literatura e história em Meu Querido Canibal – Rita Olivieri-Godet
Clique para ver maior em outra aba – Entre discursos: literatura e história em Meu Querido Canibal – Rita Olivieri-Godet.
-
Dessacralização de Discursos – Bruna Lago Dourado
Clique para ver maior em outra aba: Dessacralização de Discursos – Bruna Lago Dourado.
-
Entre Discursos: Literatura e História em Meu Querido Canibal
Clique para ver maior em outra aba: Entre Discursos: Literatura e História em Meu Querido Canibal. Rita Oliver
-
Meu Querido Canibal: Resenha de Normeide Rios – Revista Littera
Clique para ver maior em outra aba – Meu Querido Canibal: Resenha de Normeide Rios – Revista Littera.
-
Meu Querido Antônio Torres
Moacyr Scliar (Na Zero Hora, de Porto Alegre, em 9/11/2002). Em Junco (Bahia), onde nasceu e se criou, Antônio Torres escrevia cartas para os analfabetos moradores da região. Uma ocupação que condicionou, e de forma mais que simbólica, seu destino: escrevendo, Torres se tornou um grande escritor, reconhecido no país e no exterior. Mas É,…
-
Meu querido canibal Paulo Becker
Réquiem Índios Brasileiros – Especial para a revista VOX XXI, Porto Alegre, RS, outubro de 2001. Paulo Becker Antônio Torres narra, em um romance enxuto, o processo de ocupação do Brasil pelos colonizadores portugueses. Ou, por outras vias, a luta inglória dos índios brasileiros pela manutenção de sua terra e liberdade. Num relato ágil e…
-
Notas Etnográficas: a construção da imagem indígena em meu querido canibal
In: FONSECA, Aleilton (org.). O olhar de Castros Alves.Ensaios críticos de Literatura Baiana. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado da Bahia; Academia de Letras da Bahia, 2008. 500 p., p. 322-329. Jaqueline Cardoso da Silveira Introdução O texto híbrido de Meu querido canibal apresenta de maneira radical a questão da fronteira dos gêneros ao incorporar uma…
-
A virada histórica de Antônio Torres
Jornal do Brasil – Caderno B, 4 de Abril de 2000. Ana Cecília Martins Antônio Torres não gosta de dizer que faz sucesso. Nem contabiliza a venda de seus livros. Sabe, no entanto, que seus romances são bem acolhidos pela crítica e público. E É tudo o que diz sobre seus êxitos literários. Com cerca…
-
Ecos da voz dos donos da terra
Tribuna da Imprensa – Caderno Tribuna Bis (Rio de Janeiro, 10 de maio de 2000) Marcelo Moutinho Antônio Torres diverte-se, reproduzindo a pergunta de sua editora, ao ver nas manchetes o embroglio entre índios e autoridades que marcou a comemoração dos 500 anos: “Você combinou com eles?”. Autor de romances consagrados, como “Essa terra” e…