Essa Terra

ESSA TERRA
Antônio Torres
154 páginas
Formato:12x18cm
Literatura Moderna
Texto integral
ISBN: 978-85-7799-104-4

Essa terra é o romance que consagrou Antônio Torres como um dos mais lidos e queridos escritores brasileiros contemporâneos.”
Italo Moriconi, trecho do prefácio à edição de bolso

“Um romance brilhante, visceral, em metamorfose; a prosa regional e oral transforma-se em poesia pela arte xamânica do narrador, que capta em estado nascente uma narrativa onde tudo se funde, pedra e luz, animal e homem, vida e morte, realidade e sonho. Ou alucinação”.
Teolinda Gersão, no Diário de Notícias, de Lisboa (“Dez personalidades elegem livros de 2016”).

“Torres, como Graciliano, optou pelo mais honesto: escrever sobre o seu Nordeste. E assim como Graciliano identificava as personagens de Vidas secas mostrando que saíram de sua família, Essa terra tem no lastro biográfico a sua força original.”
Affonso Romano de Sant´Anna, Veja

“Admiro muito a ironia, o calor e o estilo de Essa terra, que tão brilhantemente descreve pessoas cujo destino é mudar de lugar.”


Doris Lessing

Sucesso de público e de crítica desde a edição original, em 1976, Essa terra é um dos romances mais marcantes da literatura brasileira contemporânea. Retrata o impacto da cidade grande sobre o retirante, o imigrante nordestino. O próprio autor, nascido na pequena cidade de Junco, interior da Bahia, percorreu os mesmos caminhos dos seus personagens, deixando o Nordeste para procurar a sorte nas metrópoles do Sudeste. E a encontrou. Essa terra é também sucesso no exterior, com traduções na França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Israel e Cuba e muitos outros países. Por todo esse tempo, Essa terra manteve intactos seu vigor e frescor iniciais, conquistando lugar de destaque na cultura brasileira.

Antônio Torres nasceu em Junco (hoje Sátiro Dias), Bahia, e aos 20 anos mudou-se para São Paulo, onde foi repórter e chefe de reportagem da editoria de esportes do jornal Última Hora. Trocou o jornalismo pela publicidade, trabalhando como redator em grandes agências brasileiras. Estreou na literatura em 1972, com o romance Um cão uivando para a lua. Em 1976, publicou Essa terra, seu maior sucesso, traduzido para o francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, hebraico e holandês. Também é autor de Balada da infância perdida, Os homens de pés redondos, Carta ao bispo, Adeus, velho, Um táxi para Viena d’Áustria, O centro das nossas desatenções, O cachorro e o lobo, Pelo fundo da agulha, Meu querido canibal, O nobre seqüestrador e Meninos, eu conto. Em 1987, recebeu o prêmio Romance do Ano do Pen Clube do Brasil por Balada da infância perdida e o prêmio hors concours de Romance da União Brasileira de Escritores por O cachorro e o lobo. Em 1997, foi condecorado pelo governo francês como Chevalier Arts et des Lettres. Pelo conjunto da obra, foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, em 2000. Em 2001, recebeu o Prêmio Zaffari & Bourbon, da 9ª Jornada Literária Nacional de Passo Fundo, pelo romance Meu querido canibal.

Clique para ler resenhas sobre Essa Terra

Capas de Essa Terra