Querida cidade

Após quinze anos sem escrever um romance, o imortal da Academia Brasileira de Letras Antônio Torres retorna ao gênero com Querida cidade.

Querida cidade acompanha a história de um protagonista que, assim como outros personagens do livro, deixou a pequena cidade onde nasceu – para tentar uma vida melhor, para estudar ou mesmo para fugir de algo. Ao conversar com a mãe sobre o pai, que sumiu sem deixar vestígios muitos anos antes, o filho rememora a sua própria trajetória de êxodo, independência, fracasso e eventual retorno às origens.

Mais detalhes no site do Grupo Editorial Record.

“Fôlego encantatório – Teolinda Gersão

Querida Cidade é um espanto de um livro! Provavelmente o melhor que Antônio Torres escreveu.

Quem está no ofício da escrita sabe bem calcular as dificuldades que atravessou. Não é fácil conseguir a fusão límpida e veloz de tantos elementos diferentes: os destroços de um mundo que deixou de existir (reflexo do momento de caos em que mergulhámos), a solidão e ‘limbo’ de um sobrevivente que mantém viva a sensibilidade, a memória, o corpo, a percepção do universo, ampliada e excitada por uma espécie de super-consciência das coisas, em que a realidade pode ser surreal sem causar estranheza.

Memória e reinvenção, parcial, fragmentária, e no entanto sempre totalizante, ao mesmo tempo individualíssima e colectiva, em que múltiplos planos se misturam, em diferentes registros, linguagens, expressões que vão de pedaços de canções e música, a ditados e dizeres populares, notícias, anúncios, lendas, reminiscências, ecos de leituras infinitas, sedução de vertigens labirínticas por universos reais ou não, em planos e tempos aparentemente desconexos, sem que a narrativa perca o fio condutor e o compasso , e nos arraste sem darmos conta da sua deriva quase psicalética…

E é um milagre não perder nunca o fôlego encantatório de quase 500 páginas.
Bravo!!!”

Teolinda Gersão, autora de A cidade de Ulisses, entre outras maravilhas da literatura portuguesa contemporânea.

Live de lançamento com Miriam Leitão & Pedro Tinoco

Live de lançamento de Querida Cidade